Prémio APHES 2016
Comunicação premiada:
Por unanimidade a Comissão Científica decidiu atribuir o prémio APHES à comunicação apresentada por Helder Carvalhal (CIDEHS - U. Évora), intitulada "Exércitos privados em Portugal na primeira metade de quinhentos: o caso de estudo da hoste senhorial do Infante D. Luís (c1530-1555)".
Relatório do júri
A Comissão Científica tomou esta decisão, "destacando os seguintes aspectos:
- rigor e originalidade de uma base empírica de difícil e moroso manejo;
- ensaio de quantificação da dimensão do exército de uma casa senhorial (Infante Dom Luís) e do número de peças de armamento;
- relevância do estudo para a compreensão fundamentada da revolução militar do século XVI, abrindo pistas interpretativas que permitem colocar Portugal no mapa historiográfico internacional mediante comparação com os processos de revolução militar ocorridos noutros estados o unidades políticas." sua decisão pela originalidade e relevância do tema, pela qualidade da fundamentação teórica e problemática apresentada, bem como pela trama narrativa. O trabalho encontra-se tecido como uma filigrana, na atenção ao detalhe das interrogações do leitor e demonstrando uma atenção ao pormenor que enriquece a justificação e fundamentação das conclusões."