História da APHES
A história da APHES começou a 1 de Julho de 1980, tem mais de 500 associados, e já organizou mais de 30 encontros.
Em 1 de Julho de 1980...
Fundada em 1 de Julho de 1980, por iniciativa de Vitorino Magalhães Godinho (1918-2011) e de um grupo de seus colaboradores e discípulos, a Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES) conta actualmente com mais de 500 associados, a maioria dos quais investigadores e docentes em instituições universitárias nacionais e estrangeiras.
Uma iniciativa com história: os Encontros anuais da APHES
Desde a sua fundação que a APHES organiza anualmente um encontro científico, procurando congregar o conjunto da comunidade de investigadores e promover o conhecimento sobre a história económica e social (ver Encontros para informação mais detalhada). A organização destes Encontros tem sido promovida por associados provenientes das várias universidades portuguesas. Esta alternância anual contempla a diversidade do panorama universitário, promove o intercâmbio de experiências e fomenta o estudo da história económica e social em todo o espaço nacional.
Contribuindo para o progresso do conhecimento da história económica e social em Portugal
A APHES tem procurado desenvolver a investigação em história económica e social em Portugal através da aposta em duas vertentes. Por um lado, a projecção internacional da investigação, alcançada através da internacionalização dos encontros anuais, que têm contado com uma crescente participação de investigadores estrangeiros e de realização de sessões de trabalho em língua inglesa. Membro da Associação Internacional de História Económica (http://www.ieha-wehc.org) desde 1986, a APHES considera a inserção nas redes internacionais de conhecimento como um contributo adicional para a internacionalização da investigação.
A APHES e os jovens investigadores em história económica e social
Por outro lado, a APHES tem apoiado a participação de jovens investigadores nos seus encontros, de molde a permitir a apresentação dos seus trabalhos e o contacto com outros investigadores. Para tal, a associação concede anualmente bolsas para os jovens investigadores participarem nos encontros anuais (link para página com informação). Desde 2001 que a Associação instituiu o Prémio APHES visando fomentar a investigação de qualidade por parte de jovens investigadores de nacionalidade portuguesa ou a trabalhar em universidades portuguesas.
Desta forma tem-se procurado dar a conhecer a produção historiográfica desenvolvida nas várias instituições e estimulado a discussão de tópicos centrais da historiografia nacional e internacional.